COMPARTILHAMENTO DE LINKS REA

​Essa é uma série de videos e slides onde a Doutora Lucymara Carpim, nos explica os 7 saberes necessários  à educação do futuro, segundo Edgar Morin. 

Facebook e Educação: usos no ensino superior e na formação continuada de professores - Revista

p. 348-364 - O estudo traz um relato de experiência com o uso do Facebook por professores visando levantar quais as possibilidades educacionais dessa rede em contribuição ao processo de ensino e aprendizagem.

Interação e PEA - Slide

Neste material vamos discutir sobre a interação e sobre as Práticas Educacionais Abertas (PEA) abordando os seguintes itens: Contextualização; Conceitos de PEA; Benefícios; Barreiras; Criação de PEA; MOOC.

Felixibilização e REA - Slide

Nesta apresentação abordamos os significados e possibilidades da Felixibilização em Recursos Educacionais Abertos.

Coaprendizagem e Cocriação - Slide

Neste material vamos discutir sobre a coaprendizagem e a cocriação. Abordaremos os seguintes itens: Conceitos de Coaprendizagem; Práticas educacionais que envolvem a coaprendizagem; Oportunidades geradas pela coaprendizagem; Agentes da coaprendizagem – os coaprendizes; Coletividades; etc.

Cooperação - Slide

Nesta apresentação vamos abordar os temas sobre cooperação: na Educação; na Rede;  em Ambientes Virtuais; Aprendizagem cooperativa e Ambientes Cooperativos.

Mapas Conceituais - Slide

Nesta apresentação abordaremos o conceito de Mapas Conceituais, sua origem, benefícios, elaboração e avaliação.

SAAW: Sistema de Apoio ao Aluno via Web. Funcionalidade da AVA Eureka PUCPR - Slide

A incorporação das tecnologias de informação e comunicação com base na Internet na área da educação permitiu que a longa distância modalidade, seja mais difundida no mundo e se expande em alta velocidade. A utilização dos meios digitais tornou possíveis novas posições e atitudes de professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem e os ambientes virtuais vêm ganhando espaço no cenário educacional, que consiste em lugar de aprendizagem e potencializar o processo de interação entre alunos e professores, por meio de suas diversas ferramentas e possibilidades de comunicação. Neste trabalho vamos aproximar a experiência da PUCPR no desenvolvimento de objetos de aprendizagem que dentro auxilia o aluno e professor do Ambiente Virtual de Aprendizagem EUREKA.

Please reload