Mooc RRI

Estamos muito felizes em recebê-lo. Neste curso, você vai aprender muito sobre RRI e temos certeza de que deve estar curioso para isso. Aproveite todo o conteúdo que preparamos para você!
Para começara assista nosso vídeo de boas-vindas!
Depois tome conhecimento de todos os detalhes do curso lendo o guia do cursista. Se ainda assim persistir dúvidas sobre o funcionamento do curso entre em contato conosco!
Guia_Cursista.jpeg.png
 

Módulo 1 - Ambientação

Para conhecer em detalhes como o curso foi organizado visualize a apresentação abaixo. Veja como a jornada se amplia e a cada módulo como propõe a transformação de sua prática docente. Será extraordinário aprendermos juntos!
Estrutura do curso
Vamos começar agora a entender um pouco sobre o que é RRI.
Assista à entrevista exclusiva com a professora e pesquisadora Alexandra Okada - referência sobre o tema - e, depois, acesse o infográfico que aborda os conceitos fundamentais dessa proposta.
Infográfico
Ainda nesta seção, recomendamos a leitura sobre "Pesquisa e Inovação Responsáveis na Educação", por meio de um dossiê temático acerca do que têm sido produzido sobre o assunto.
Para isso, você pode baixar a síntese produzida pelo PRAPETEC ou acessar diretamente o artigo original completo por meio do link abaixo.
ARTIGO PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO_
SINTESE DO ARTIGO PESQUISA E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO_

Módulo 2 - Adotar

Elementos de aplicação da RRI

Agora você começa a adentrar no conhecimento sobre RRI. É a fase de estar aberto para ADOTAR uma nova postura enquanto pesquisador e profissional da educação.
Aqui você tem acesso aos vídeos que trazem situações reais linkadas aos 10 elementos principais que caracterizam a estrutura de RRI para que possa fazer relação com sua prática docente.
Os vídeos estão separados para que você possa ter claro cada um dos elementos e para utilizá-los com seus estudantes quando estiver trabalhando com propostas de RRI. Para cada vídeo anote um síntese pessoal para poder usar no decorrer e na atividade final do curso.

Exemplo de RRI na prática!

Vamos conhecer experiências educacionais com uso da RRI?
O artigo apresenta uma experiência muito interessante sobre educação ambiental que possibilita ver na prática como aconteceu o processo de ensino-aprendizagem com a utilização de perspectivas relacionadas à RRI.
Durante a leitura procure elencar elementos que considere importante para a transposição da proposta para a sua prática docente.
Baixe a síntese produzida pelo PRAPETEC ou leia na integra o artigo acessando o link.
Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage
SINTESE_Experiência de Educação Ambiental utilizando Pesquisa e Inovação Responsáveis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no Projeto Europeu Engage

Pressupostos da RRI

Agora, segue um material de estudo para que você possa ver de forma diferenciada os Pressupostos de RRI. É muito importante que você veja todo o material e reflita sobre o que estudou nos textos.
Pressupostos da RRI

Outra experiência para inspirar!

A fim de complementar seu conhecimento sobre o tema e você se inspirar em adotar a RRI como estratégia didática, disponibilizamos outro artigo que apresenta uma proposta que foi desenvolvida em Curitiba, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, no Brasil. A experiência é resultado de ações desenvolvidas pelo grupo de pesquisa Prática Pedagógica em Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais - PRAPETEC em parceria com o Engage Project, da Europa, que implementa práticas de Pesquisa e Inovação Responsáveis (RRI).
Leia a experiência na íntegra por meio do link ou baixe a síntese produzida pelo PRAPETEC.
Artigo_ Pesquisa e Inovação Responsáveis para a Mídia Facebook
Sintese_ Pesquisa e Inovação Responsáveis para a Mídia Facebook

Módulo 3 - Adaptar

metodologias ativas e tecnologias digitais?

Nesta etapa você conhecerá algumas possibilidades didáticas para incorporar a RRI em sua prática docente. É o momento de pensar em como os pressupostos da RRI podem ser beneficiados pelas metodologias ativas e tecnologias digitais.
Confira as relações entre esses temas didáticos da atualidade - metodologias ativas com uso de tecnologias digitais, no artigo disponibilizado, refletindo sobre como sua prática pedagógica pode se atualizar ou mesmo se transformar, mas sem cair em modismos. Boa leitura!
Artigo_Metodologias ativas e tecnologias digitais: apro-
ximações e distinções

Creative Commons - compartilhar material autoral

A RRI coloca os sujeitos do processo como produtores do conhecimento. Para registrar suas produções e reflexões ou mesmo de seus alunos, você pode adotar a perpesctiva do Creative Commons. Para entender melhor do que se trata, realize a leitura sobre as definições e a importância do respeito aos direitos autorais dentro da pesquisa e os diferentes tipos de licença que você poderá lançar mão. Saiba também reconhecer essas licenças em materiais de estudos e o que pode ou não fazer com eles.
 Creative Commons

Ferramentas Digitais à disposição!

Além dos softwares básicos de elaboração que temos à disposição em nossos computadores para a produção de conhecimento podemos nos utilizar enquanto pesquisadores e professores de novas ferramentas. Nesse sentido, propomos que você amplie seus conhecimentos.
Navegue pelo Card a fim de conhecer uma variedade de ferramentas digitais que podem lhe fazer autor e produtor de materiais e de conhecimento junto aos seus alunos. Conheça todas as ferramentas, analisando as características de cada uma delas. Pense em sua prática pedagógica e em como ela pode ser potencializada. Usufrua desse material e vá além dele, testando as ferramentas que mais lhe interessarem.
Cards de Ferramentas

Ferramentas Digitais à disposição!

Além dos softwares básicos de elaboração que temos à disposição em nossos computadores para a produção de conhecimento podemos nos utilizar enquanto pesquisadores e professores de novas ferramentas. Nesse sentido, propomos que você amplie seus conhecimentos.
Navegue pelo Card a fim de conhecer uma variedade de ferramentas digitais que podem lhe fazer autor e produtor de materiais e de conhecimento junto aos seus alunos. Conheça todas as ferramentas, analisando as características de cada uma delas. Pense em sua prática pedagógica e em como ela pode ser potencializada. Usufrua desse material e vá além dele, testando as ferramentas que mais lhe interessarem.
Cards de Ferramentas
Para você criar um banco de informações próprio sobre as ferramentas tecnológicas que geralmente usa ou outras que queria conhecer, disponibilizamos o card abaixo que poderá te orientar na análise das ferramentas. Os itens do CARD possibilitam pensar sobre a finalidade e pertinência da ferramenta para o seu trabalho.
Baixe e use o card em branco para preenchê-lo e salvar como seu repositório de informações. Se quiser, poderá compartilhar um CARD aqui com os demais cursistas, a fim de ampliar o leque de ferramentas que auxiliam o professor em sua docência.
Mas lembre-se: o uso de tecnologias digitais sozinhas não garante as metodologias ativas. Associe sempre esses aspectos em sua prática!
Cards de Ferramentas em branco

Módulo 4 - TRANSFORMAR

o uso de recursos gráficos de síntese

Para produzir novos conhecimentos geralmente nos baseamos em ideias existentes. A capacidade de interpretar, analisar e sintetizar são fundamentais para isso.
Nesta atividade iremos desenhar um mapa mental ilustrado como recurso gráfico de síntese (RGS) enquanto transformação de conteúdo ou informações.
No desenvolvimento da habilidade de transformação, o termo “transformar” é entendido como a transição que percorre e modifica, altera e traz novas e diferentes possibilidades quanto à representação do conteúdo ou informação em estudo. A forma gráfica é o registro desse processo mental que se concretiza na apresentação de possíveis e variadas formas.

Vamos aprender como se faz?

Para isso leia o texto indicado "Atividade Transformar RGS" e depois assista ao vídeo.
Exercício em RGS – Representação Gráfica de Síntese

RRI transformando práticas!

Agora que você já conheceu os pressupostos da RRI e formas de aplicá-las aliadas às metodologias ativas com tecnologias digitais é hora de pensar na prática de fato.
Vamos nos inspirar sobre possibilidades que de fato possibiiltem uma transformação e intervenção social?
Veja como isso é possível por meio da leitura do artigo indicado sobre RRI e LIBRAS. Baixe a síntese produzida pelo PRAPETEC ou realize a leitura na íntegra por meio do link.
Ao realizar a leitura, perceba as atividades realizadas e os sinais criados em LIBRAS com os estudantes. Veja que transformações são possíveis.
Boa leitura!
Artigo_RRI_ProjetoEngaje_Libras
Sintese_Artigo_RRI_ProjetoEngaje_Libras

Módulo 5 - aplicar

exercício final do curso

Você chegou ao final do curso e deve ter aprendido muitas coisas sobre a RRI como uma nova estratégia didática! Se conseguir visualizar, pensar e elaborar novas possibilidades para sua prática como pesquisador e docente, atingimos nosso objetivo. Foi muito bom tê-lo conosco!
Dessa forma, procurando aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso, bem como as reflexões realizadas, propomos o exercício abaixo. Faça download do documento e o preencha. Salve o documento e o anexe para envio aos coordenadores do curso, que lhe darão o feedback final. Esse exercício é necessário para a certificação final do curso.
Mãos à obra, demonstre o que aprendeu e receba seu certificado!
APLICAÇÃO DO CURSO – RRI: uma nova estratégia didática

Avaliação do curso

Esse curso pretende ser ofertado em novas turmas e tornar-se uma formação aberta e a qualquer tempo a quem desejar, como MOOC (massive open online course) , ou seja, um curso online aberto para grandes públicos. Queremos saber a sua percepção sobre o mesmo. Por isso, o convidamos para avaliar essa experiência. Preencha o formulário a seguir. Ao concluir o preenchimento, clique em ENVIAR. Agradecemos a sua colaboração!